top of page

Nunca perca um post. Assine agora!

Obrigado!

É comigo? Sim, RH, essa jornada é com você!

Episódio 5: O protagonismo do RH na transformação digital.



Como já sabemos, a transformação digital está impulsionando mudanças na vida das pessoas e na rotina dos negócios. As relações entre colaboradores, clientes e com o mercado em geral mudaram significativamente e cada vez mais as pessoas são os artistas principais desse espetáculo que trouxe novas tecnologias, conectividade e automação.

Quando falamos em pessoas, estamos falando em mudança de mentalidade, de engajamento, de otimização de processos e de desenvolvimento de talentos. E quem faz isso? De quem é a responsabilidade de cuidar das pessoas e provocar nelas esse crescimento? Sim, estamos falando do nosso querido RH.


RH que passou a ser cada vez mais estratégico e menos burocrático. O RH passou a ter um desafio duplo: o de transformar digitalmente os seus processos e operações e o de transformar a força de trabalho e a maneira como o trabalho é executado.

A tecnologia traz muitos ganhos em otimização, em redução de custos e em automação, dando maior eficácia para os processos. E é uma grande aliada do RH, o nosso principal agente de mudança.

É essa amplitude no papel do RH que o coloca nesse posto de principal agente na mudança, indo muito além da implementação das novas tecnologias, mas sendo o grande responsável pela jornada das pessoas.

Os verdadeiros líderes de RH incorporam esse papel fundamental e lideram os funcionários em uma direção positiva, pautada na credibilidade e na confiança, medindo os resultados destas mudanças de forma estruturada com o objetivo de garantir a sustentabilidade de tudo o que está sendo implementado.

Quando se fala em transformação digital, se fala em RH. Existem três papéis neste processo que vão muito além da tecnologia e suas implementações. Veja quais são eles:


  • RH como líder em inovação: A inovação começa nas pessoas. As novas forças de trabalho estão cada vez mais colaborativas e diversas, com diferentes gerações compartilhando o mesmo ambiente. Para isso, o RH precisa ser inovador, dando espaço para as pessoas falharem e aprenderem;

  • RH como líder no crescimento do negócio: A busca pela necessidade de alavancar o negócio em produtividade, atendimento a clientes e desenvolvimento de novos produtos e serviços é a grande mola impulsionadora da transformação digital. E o RH é cada vez mais fundamental para o desenvolvimento organizacional.

  • RH como agente de mudança: Os melhores líderes agem como agentes de transformação e direcionam os funcionários de forma positiva, com muita confiança e transparência.


Precisamos do RH composto por líderes que atuem de forma estratégica, que busquem uma vantagem competitiva para a empresa e que atuem tendo sempre em mente a importância das pessoas nesse processo.

Conforme Dave Ulrich e outros autores, no livro “A Transformação do RH: Construindo os Recursos Humanos de Fora para Dentro”, “o maior desafio dos profissionais do RH na atualidade é ajudar suas respectivas organizações a ter sucesso. Concentrar-se na função externa do RH é fundamental para isso, entendendo o que clientes e investidores precisam e como o RH pode contribuir para o sucesso da empresa”.

Em toda essa transformação digital, cada vez mais o RH vai se distanciar das tarefas operacionais e administrativas e vai se especializar em gerir pessoas. Atuando de forma ágil, valorizando a experiência de cada um e a cultura da empresa.

O nosso convidado nesse artigo é o Henri Sternberg, sócio-fundador da Montevia Consulting, que vem contribuir nos enriquecendo com a sua experiência como mentor da BBX e professor de MBA para Inovação e Gestão de Mudanças, trazendo a sua visão sobre o RH como propulsor de negócios:

“A transformação digital associada a tecnologia e a comunicação garante a constante evolução para os ambientes de negócios. As diferentes áreas se juntam no entendimento do papel, objetivos e responsabilidades e, de forma cooperada, atuam. RH tem um papel relevante na manutenção de um dos ativos mais importantes das corporações, seus funcionários. Atrair e reter talentos, de forma a construir e envolver a melhor equipe para a organização, é apenas o início desta jornada. Algoritmos e inteligência estão entre as ferramentas utilizadas para a otimização da busca e seleção dos talentos e combinar programas e plataformas otimiza a experiência dos funcionários. Não menos importante, RH tem um papel importante para que os funcionários defendam os valores e propósito da empresa e sua marca. Pesquisas comprovam que um dos maiores desafios das lideranças é o de aperfeiçoar as competências de seus funcionários. Um profissional bem informado e capacitado produz mais e associar o desafio dos profissionais à aprendizagem é um papel de RH juntamente às lideranças. Compatibilizar objetivos de negócios e ter uma plataforma para fazer a gestão da aprendizagem, coletivamente, multiplicam o resultado para o negócio. Estas plataformas auxiliam os líderes na formação de seus times, sem nenhum impacto pelo virtual e remoto. Experiências são compartilhadas e, por meio do conceito de ‘gamificaton’, as melhores práticas podem ser reforçadas.”

Henri Sternberg, sócio-fundador da Montevia Consulting


Estamos na era das pessoas, na qual o potencial criativo e estratégico dos colaboradores tem cada vez mais relevância e valor dentro das organizações! Precisamos de RHs de olhos atentos aos times, pois ali vão encontrar as suas melhores respostas!

Boa sorte e até o próximo episódio!


 

Nota: Confira os episódios 1, 2, 3 e 4 desta série em “Transformação digital é moda ou veio para ficar?”, “Você já quebrou silos hoje?”, Transformação digital e ESG: juntos ou separados? e Você viu a gamificação por aí?

Patricia B. Bordignon Rodrigues é Diretora de Marketing e Canais Benkyou Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

3 visualizações0 comentário
bottom of page